domingo, 30 de outubro de 2011

Tiago 1 - A prática da vida cristã

Tiago 1

O livro de Tiago é uma exortação à vida cristã. Fala sobre o comportamento cristão e os deveres que temos dentro do evangelho.

No início do livro encontramos esses versículos:

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz."

Ter alegria durante as tribulações, quando tudo está nos sufocando, é algo quase impossível de fazer. Porém, se não nos alegrarmos nesses momentos estaremos desobedecendo uma ordem do próprio Deus. Se Deus e a Sua palavra são um (João 1:1) devemos obedecer e ter a consciência de que é o melhor caminho. Além de dar graças a Deus, mesmo em meio às dificuldades, devemos ter perseverança. Alguns pontos fundamentais são encontrados nesses primeiros versículos:

  1. Alegria
  2. Perseverança
  3. Integridade
  4. Sabedoria
Ao contrário dessas cinco características, podemos analisar as que podem ser inimigas da vida cristã:
  1. Tristeza
  2. Incredulidade ou dúvida
  3. Desânimo
  4. Corrupção (corromper-se)
  5. Necedade (tolice, ignorância)
Se em nossas vidas, tivermos alguma das cinco características contrárias, teremos um grande obstáculo para alcançar as bênçãos de Deus.

"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Nesses versículos podemos ver que Deus não muda. Não é inconstante. Não podemos argumentar o tempo Dele. Deus é soberano e não há nada aos olhos Dele que esteja encoberto ou ignorado.

"Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou. Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência."

É muito importante o cuidado com as nossas palavras e as nossas atitudes. Elas podem impedir o recebimento das bênçãos de Deus. Tornar-se praticante da Palavra é muito mais do que apenas ouvir ou falar sobre ela. É colocar em prática tudo aquilo o que a bíblia diz. Se não for assim, seremos pessoas fúteis, vazias e que tentam enganar-se.

"Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo."

É de muita importância, falarmos e praticarmos a Palavra. A murmuração é uma grande barreira para que o agir de Deus aconteça. A religiosidade é algo que tem sido cada vez mais comum nos dias de hoje. Pessoas que falam, pregam, ensinam, mas não praticam - são semelhantes ao homem imprudente que edificou a sua casa sobre a areia. Devemos ter o cuidado com aquilo que sai da nossa boca. Sobre as atitudes que temos no dia a dia. Devemos viver em conformidade com a Palavra e agirmos na mesma altura. Que não sejamos enganadores de nós mesmos. Vivamos a Palavra!

Oração:

"Senhor, te dou graças pela vida. Te dou graças, apesar das adversidades e te agradeço porque as dificuldades me fortalecerão para alcançar um nível maior de maturidade espiritual. Creio nas promessas do Senhor. Creio que a tua Palavra é a verdade e que não há nada despercebido aos teus olhos. Obrigado pelo teu amor e a tua vida em mim. Que eu seja como tu. Prudente, íntegro e amoroso. Te agradeço porque o teu Santo Espírito vive em mim. Obrigado meu Senhor! Te dou graças, em nome de Jesus, amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário