terça-feira, 11 de outubro de 2011

Efésios 6 - A armadura de Deus


Finalmente, o capítulo 6 do livro de Efésios encerra falando sobre comportamento, relacionamento e batalha espiritual. "Filhos, obedecei a vossos pais", "honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra", "e vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor". Nos versículos de 1 a 4 vemos o relacionamento de pais e filhos. A obediência, o respeito, o amor, o cuidado, a honra, a disciplina, tudo isto é relacionado como princípios básicos para uma educação sadia. Tanto do filho para com o pai quanto do pai para o filho. Ambos, tem uma responsabilidade nessa relação. Aos filhos, cabe a obediência e a honra. Aos pais, a disciplina e a admoestação (repreensão branda) do Senhor. Não é a nossa admoestação, mas a de Deus. Não podemos, como cristãos, termos práticas segundo a nossa vontade, como vimos nos capítulos anteriores. Somos dirigidos pelo Espírito Santos, cheios desse Espírito e andamos em amor.

Aos servos (empregados), cabe a obediência ao seu patrão como se fosse ao próprio Deus - verso 7. Muitas vezes, isto é difícil de ser cumprido. Mas é uma ordenança bíblica. E, se está na bíblia, temos que obedecer. E se algum cristão é patrão de alguém, haja de igual modo, tratando seus funcionários dentro dos critérios de Deus - verso 9.

A partir do versículo 10, é falado sobre a batalha espiritual. E como toda batalha, existe um exército preparado para ela, para o combate. Ninguém entra em uma batalha desarmado ou despreparado. No texto compreendido nos versos de 10 a 20, é descrito de forma clara a batalha que estamos envolvidos. Com isto, aprendemos algumas particularidades muito relevantes:


  1. Seja fortalecido no Senhor e na força do seu poder - verso 10. Não é na nossa força, mas na força do Senhor. Porque de nós mesmos, nada conseguiríamos fazer - João 15:5.
  2. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo - verso 11. A armadura dessa batalha é de Deus, não é nossa, não é humana. Nosso dever nisto, é ficarmos firmes contra as ciladas do diabo. A armadura de Deus é descrita nos próximos versículos.
  3. A nossa luta não é contra o sangue e a carne - verso 12. Nossa luta não é contra as pessoas, é contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
  4. Para estarmos preparados para essa batalha, devemos estar vestidos com a armadura de Deus e permanecer inabaláveis - verso 13.


A armadura:

  • Cingindo-vos com a verdade - verso 14. O cinto da verdade, que sustenta a armadura e não nos deixa cair.
  • Vestindo-vos da couraça da justiça. A couraça é um revestimento metálico que era utilizado pelos guerreiros das batalhas medievais, onde a área protegida é o peito, a barriga e parte das costas. Couraça da justiça é um símbolo do agir cristão. O cristão deve estar protegido com a justiça de Deus e não com a sua própria. De nós mesmos não somos justos. Fomos justificados em Cristo - Romanos 3:21 a 28.
  • Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz - verso 15. Na batalha, um soldado que não estiver calçado, pode ferir seus pés com mais facilidade. A movimentação fica limitada e sensível. Na batalha espiritual não é diferente. Hoje, não andamos mais pelo vemos, mas pela fé - II Coríntios 5:7.
  • Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno - verso 16. Em uma batalha, existem flechas lançadas pelo inimigo. O diabo é o inimigo das nossas almas. Ele tem lançado flechas inflamadas, envenenadas para atingir o povo de Deus. Inflamadas com o fogo do inferno e envenenadas com as palavras opostas ao reino.
  • Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos - versos 17 e 18. Para terminar este conjunto de peças que faz parte da armadura de Deus, temos o capacete e a espada. O capacete serve para proteger a cabeça, uma das partes mais importantes do nosso corpo e vital em uma batalha. Nossa cabeça é responsável pelo comando do corpo. É na mente que guardamos todos os ensinamentos. Por isto, devemos ter a mente de Cristo - I Coríntios 2:16. Somos protegidos com a mente de Cristo. E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus - é nessa palavra que atacamos e combatemos o mal. Foi através da Palavra que Jesus venceu a tentação no deserto - Mateus 4:1-11. É através da Palavra de Deus que teremos a vitória nessa batalha - Hebreus 4:12.
Paulo encerra o livro de Efésios, pedindo oração aos irmãos (santos) da cidade de Éfeso. Que ele possa ter ousadia para pregar o evangelho e envia um discípulo dele, chamado Tíquico. O qual relataria tudo o que Paulo faria em nome do Senhor Jesus.

E eu encerro esta meditação com a mesma oração que Paulo fez aos irmãos de Éfeso.

ORAÇÃO:

"Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário