Permanecei - Esta é a primeira ordem para nós neste capítulo. Hoje em dia tem sido muito fácil desistir. E na verdade, desistir é a decisão mais cômoda. Não precisa ter perseverança, lutar, necessidade de esforço e fé.
Alegra-vos sempre no Senhor - No verso 4 está a segunda ordem. Um cristão genuíno deve ter em sua vida a constante alegria que também é parte do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22, 23).
Não andeis ansiosos de coisa alguma - verso 6. Esta é uma ordem muito difícil para qualquer ser humano. A ansiedade e a depressão tem sido consideradas o mal do século. Como cristãos, devemos andar em segurança e confiança em Deus. No próprio versículo 6 e no versículo 7, encontramos a solução para a ansiedade: oração, súplica e ações de graça. Com estas atitudes, receberemos da parte de Deus a resposta para as nossas orações, a paz Dele e o nosso coração e a nossa mente serão guardados em Cristo Jesus.
Ocupar o nosso pensamento com coisas boas é bíblico. Muitas vezes, perdemos tempo pensando futilidades, coisas vãs e imaginamos muito o que não deve ser imaginado. Se temos a mente de Cristo e a nossa mente é renovada pela Palavra, devemos pensar em concordância com ela. Devemos ter os pensamentos de Deus. Não darmos espaço para a ansiedade, incerteza, dúvida, incredulidade, malícia, ódio, ou qualquer outro pensamento que se exalte acima do conhecimento de Cristo - II Coríntios 10:5.
Paulo continua falando no texto que está nos versos de 10 a 20, sobre as bênçãos de Deus, a confiança que devemos ter Nele e o comportamento do cristão independente das circunstâncias.
Paulo afirma que aprendeu a viver contente em qualquer situação - verso 11. Mais uma vez, ele nos mostra através da sua própria vida o ensino na prática. Alegrar-se, reconhecer a vida de Deus, seguir a Deus independente das circunstâncias.
Antes do versículo 13 que é muito conhecido neste capítulo, o qual diz: "tudo posso naquele que me fortalece". Paulo já havia passado por qualquer tipo de situação. Com Deus, podemos viver tempos maravilhosos, mas também poderemos viver tempos difíceis. Tempo de bênçãos e tempo de adversidades. O segredo para vivermos uma vida assim, é a total confiança e dependência de Deus. Paulo recebia ofertas que sustentavam o seu ministério; mas isto, era como incentivo para que aqueles irmãos tivessem a oportunidade de receberem de Deus a recompensa - versos 14 a 18.
Nesta parte encontramos o segundo versículo mais conhecido deste capítulo, o de número 19: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades."
Este versículo, muitas vezes é lido isoladamente do texto e dá a ideia que não existe uma condição para que isso aconteça. Os cristãos da igreja de Filipos, tinham um coração abençoador. Eles contribuíam para o reino de Deus, o sustento de Paulo que fazia um trabalho missionário, ajudavam-se mutuamente e com tudo isto, Deus os abençoava com toda sorte de bênçãos e nada lhes faltava.
Que possamos ter um coração cheio da presença de Deus. Um coração generoso e abençoador. A obra missionária precisa da nossa colaboração financeira, de oração e do cumprimento ao "ide" de Jesus - Marcos 16:15.
Oração:
"Senhor, dá-nos a clareza do teu chamado. Que os recursos que chegam em nossas mãos, sejam compartilhados com os outros. Cremos que a prosperidade está em termos o suficiente para nós e a nossa família e também para abençoar outras vidas. Queremos um coração generoso, amoroso, abençoador. Cremos na tua bênção e na tua provisão em todas as circunstâncias. O Senhor é o nosso pastor e nada nos faltará. Agradecemos por tudo quanto tens feito em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário