- Hoje é o dia do quarto capítulo de Efésios. Logo de início, em seu primeiro versículo, Paulo escreve sobre o andar do crente - "...andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, supontando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz."
- Este andar deve ser mesmo uma prática. O verbo 'andar' por si mesmo já dá a noção de movimento e ação. Um crente que não anda, se acomoda. E o comodismo leva ao fracasso. Nos primeiros três versículos, Paulo cita alguns dos elementos do fruto do Espírito Santo, que está descrito em Gálatas 5:22, 23. Os quais são: amor, paz, longanimidade e mansidão. Estes elementos devem constar na vida de todo cristão. E isto, não deve ser feito de forma religiosa ou obrigatória. É espontâneo, natural e verdadeiro.
- "Há um só Senhor (Deus), uma só fé (em Cristo), um só batismo (o símbolo de enterrar a velha natureza). Aqui, vemos uma trindade perfeita - Deus, a fé que temos em Jesus e o batismo que há a presença do Espírito Santo em nós.
- Um dos propósitos de Jesus ter vindo, morrido e subido aos céus, foi o fato de ter concedido a nós, os dons. Ele repartiu esses dons ministeriais em cinco: apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre. Para que através desses dons, a igreja (os santos) pudesse se aperfeiçoar e se edificar.
Precisamos amadurecer cada vez mais, para que possamos experimentar os resultados desta fé em Cristo. É necessário a cada um de nós, cumprir o seu chamado. É necessário seguir a verdade em amor, praticando o amor (divino) uns para com os outros e, sermos edificados por ele - versos 15 e 16. Não podemos andar como andávamos antes de conhecer o amor de Cristo, fazendo a nossa própria vontade, desejo e praticando todo tipo de pecado, nos afastando cada vez mais de Deus - versos 17 a 19.
Precisamos nos despojar (despir, largar) do velho homem (velha natureza) que faz as vontades da carne e nos revestir do novo homem (nova criatura). Este 'novo homem' tem o mesmo caráter de Cristo, e o caráter de Cristo compõe os nove elementos do fruto do Espírito Santo. Se nos revestirmos com esse novo homem, não praticaremos as concupiscências da carne, os desejos ilícitos, não seremos duros com os necessitados, sentiremos raiva (ira), mas não deixaremos que este sentimento seja constante e nos leve a ter atitudes de violência - verso 26.
Nos versículos 30 a 32, o capítulo encerra com as características de um crente que possui o Espírito Santo. Nós somos templo do Espírito Santo - I Co. 3:16. Este andar, deve compreender a prática da benignidade (ser bom), compaixão e perdão. Que esteja longe da nossa boca e do nosso coração toda a amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia e toda a malícia. Que possamos viver uma vida de amor. Amor a Deus, amor de Cristo, amor ao Espírito Santo que habita em nós e consequentemente, o amor ao próximo. Que Deus nos abençoe nesta caminhada.
ORAÇÃO:
"Pai, obrigado porque o Senhor é um pai de amor! Obrigado porque temos a mente de Cristo. Obrigado porque podemos viver uma vida com o caráter de Cristo em nós. Te peço uma bênção sobre a vida de quem leu esta simples meditação na tua Palavra e reconhece que ainda não está vivendo assim. Não tem forças e não sabe como viver esse amor de Cristo. Senhor, derrama do teu amor sobre essa pessoa. Que ela possa, naturalmente, praticar o amor genuíno, o amor divino, o amor de Cristo. Que esteja longe da nossa boca toda palavra que te desagrade. Palavrões, maldições, palavras duras, ofensas, mágoas, tudo aquilo que não faz parte do evangelho e da vida de um crente. Ponha em nós, palavras de sabedoria, palavras amáveis. Derrama em nós o desejo de querer mais e mais da tua presença, do teu amor, da tua vontade. Em nome de Jesus, amém!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário