quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Filipenses 2 - O amor de Cristo em nós


Insistentemente, a bíblia nos adverte a andar em Cristo e em amor. No mundo em que vivemos, considerar os outros superiores a nós mesmos é uma tarefa difícil de ser cumprida. Mas para que isso seja feito, é necessário estarmos vivendo esse amor que Cristo nos ensinou, com humildade. Ter as mesmas atitudes que Cristo teve envolve compromisso e obediência à sua Palavra. Jesus, era o filho do próprio Deus e ele mesmo era Deus. No entanto, se humilhou, se esvaziou e se tornou como nós. Veio para servir e não para ser servido. Se Jesus, o próprio Deus, foi humilde o bastante para servir aos outros e não exercer o seu poder nesta terra, quem somos nós para querer exaltação e serviço ao nosso favor? Dá a impressão de que falaríamos algo parecido com: "eu sou maior que Jesus. Ele veio para servir e eu vim para ser servido". Se agirmos assim, estaremos nos colocando acima da sua Palavra. E isto, resultará em consequências muito sérias.

No versículo 14 diz "façam tudo sem queixas nem discussões" - Reclamar, argumentar e discutir faz parte de qualquer ser humano. Porém, como servos obedientes, temos que moldar a nossa personalidade, nosso caráter e a nossa mente à vontade Dele, que é boa, perfeita e agradável.

Neste capítulo, vemos nos versículos de 18 a 30, Paulo considerando o mesmo ensino dos versículos anteriores. Quando exalta o serviço e o caráter de dois irmãos em Cristo - Timóteo e Epafrodito. Percebemos, então, um amor transbordando em seu coração pela igreja do Senhor. Um cuidado para que a recepção seja calorosa, alegre e abençoadora. Epafrodito era um homem com qualidades cristãs muito valiosas. Ele era um irmão, cooperador, companheiro nos combates, mensageiro e auxiliar nas necessidades - verso 25. E, mesmo estando à beira da morte, serviu a Paulo e cumpriu com honra todo o serviço a ele proposto. No versículo 30, Paulo faz uma declaração muito linda sobre este servo e encerra o capítulo cumprindo o que em seu início foi ensinado.

"Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço."

Aprendemos neste capítulo a importância de honrarmos as pessoas, não nos colocarmos acima de ninguém e valorizar os outros. Ter sempre em nosso coração o amor de Cristo e cumprir este amor através das nossas atitudes.


Oração:

"Senhor, te peço humildade, compaixão, alegria, honra, reconhecimento e todos as outras características citadas neste capítulo do livro de Filipenses. Humildade para contigo e com os outros. Compaixão com as pessoas, o próximo. Alegria em fazer a tua obra e servir aos meus irmãos. Honrar a quem merece honra. Reconhecer e valorizar os demais. E que tudo isto seja feito de forma sincera e verdadeira. Em nome de Jesus, amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário