sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Efésios 2 - A vida de Deus



"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais."

O capítulo dois começa dizendo que Deus nos deu vida! No grego, a palavra utilizada é Zoe, que significa a vida do próprio Deus em nós. A vida que temos, no hebraico, é utilizada a palavra Bios, que possui o significado de vida biológica - ser vivente. Porém, Deus nos deu Zoe - a própria vida Dele para vivermos. O Espírito Santo veio habitar em nós! Antes de vivermos essa vida, vivíamos segundo o curso deste mundo. Éramos filhos da desobediência e filhos da ira. Não fazíamos a vontade de Deus e nem seguíamos todos os seus mandamentos. Mas em Cristo, podemos ter essa vida e sermos salvos pela graça - 2:4-10.

O Evangelho tem a tradução de boas novas. Ou seja, boas notícias! E uma dessas boas notícias é que você pode andar segundo a vontade de Deus e não segundo a vontade da sua carne ou a vontade do mundo. A outra boa notícia é que você pode ser salvo pela graça (favor imerecido). Nós, por nós mesmos, não podemos ser salvos. Por mais que nos esforcemos, façamos caridade, não bebamos, não fumamos, não matamos, não roubamos, somos bons filhos e procuramos viver uma vida com dignidade. Sem fé em Jesus Cristo, não poderemos obter a salvação. É necessário que deixemos de viver a nossa própria vida para vivermos a vida de Deus.

Antes de Jesus morrer na cruz, estávamos longe. Mas agora, podemos ter acesso livre ao Pai por causa do sangue de Cristo - 2:11-13.
Nós também éramos inimigos de Deus. Porque o pecado nos traz separação da presença Dele. Em II Coríntios 5:18, 19 diz "Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." Não cabe ao homem esta reconciliação. Isto já foi feito por Jesus em nosso lugar. Não haveria um homem sequer, nascido de mulher que pudesse dar a sua própria vida em resgate da humanidade.

"... tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Mt. 20:28.

No final do capítulo dois, lemos que Jesus Cristo é a pedra angular. A pedra angular, naquela época, era utilizada para dar início a uma construção. Geralmente era gravada nela uma data ou alguma inscrição. Jesus é o cabeça da igreja, a pedra angular, o mediador entre Deus e os homens, o salvador, o reconciliador etc. Hoje, todos quantos receberam a Jesus Cristo como seu salvador e, pela fé, obtiveram a salvação através da graça podem viver essa vida de Deus. Hoje, não somos mais filhos da ira ou da desobediência. Vivemos para fazer a vontade de Deus e não a nossa. Temos o Espírito Santo habitando em nós para pregar o evangelho da paz e mostrar aos homens o caminho que é Cristo - João 14:6.

Que você possa viver a vida de Deus e não a sua própria vida. Que você possa, a cada dia, se aproximar de Cristo e agradecer porque possui o Espírito Santo, a salvação, a paz e a certeza de que com Ele, somente com Ele, você pode ter esta vida abundante - João 10:10.

Oração:
"Senhor, eu te agradeço porque hoje não vivo mais segundo as inclinações da minha carne, fazendo a minha própria vontade e vivendo longe de Ti. Obrigado porque Jesus me reconciliou contigo. Obrigado porque hoje eu tenho a Sua vida em mim. Como diz Paulo em Gálatas 2:20 - "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim", faça com que o meu viver seja totalmente agradável aos Teus olhos e eu possa experimentar a Tua boa, perfeita e agradável vontade. Em nome de Jesus, amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário