segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Efésios 5 - Andai em amor



Neste capítulo, Paulo continua a falar sobre o andar do cristão. Andai em amor. Este amor que é citado no versículo dois, não é baseado no amor que já conhecemos, mas no amor de Cristo. Amar como Cristo nos amou. Nisto está toda a diferença. Jesus entregou a sua própria vida para que nós, hoje, pudéssemos viver a vida Dele. E o capítulo continua a falar, também, das práticas carnais que desagradam a Deus. Tais como: falta de pudor, impureza, cobiça, conversas vãs e fúteis, piadas e coisas inconvenientes. Antes, estejam em nossa boca, ações de graça - versos 3 e 4.

Quando Deus insiste em algum assunto em sua Palavra, devemos dar muita atenção a isto. Nos versículos de 5 a 13, mais uma vez é falado sobre o proceder da vida cristã. Como andar, o que não fazer e o viver cristão. Devemos dar fruto da luz (Cristo) porque somos filhos da luz. No verso 14 fala sobre o nascer de novo. Para que se viva nesta luz é necessário nascer de novo. Abandonar tudo o que for velho, pertencente ao passado e andar em novidade de vida. Uma vida baseada na Palavra de Deus e não em nossos conceitos e critérios. Compreender qual seja a vontade do Senhor para nossa vida - verso 17.

Enchei-vos do Espírito Santo - verso 18. Este verbo - encher; tem o sentido de continuidade. Não é apenas restrito a uma experiência espiritual, como por exemplo, o batismo no Espírito Santo. É muito mais do que isso! É uma prática diária e constante. O que Deus tem preparado para nós é abundante, rico, inesgotável. E tudo quanto Deus dá, é novo. As suas experiências espirituais de ontem, não serão as mesmas hoje. Se você viveu uma vida de excelência espiritual, saiba que Deus tem sempre mais e mais para derramar sobre a sua vida. Creia e verás o poder pra te sustentar.

Deus é tão bom, que inspirou Paulo a escrever, até mesmo, sobre o relacionamento de marido e mulher - versos 22 a 33. E a analogia utilizada nestes versos é o que nos leva a entender a profundidade do relacionamento que Cristo tem para com a igreja (o corpo - nós). O relacionamento mais íntimo que existe é o de um homem com uma mulher. Neste contexto, Cristo quer ter um relacionamento íntimo conosco. Um relacionamento sem mentiras, sem disputa, sem falsidade, sem legalismo, religiosidade. Ou seja, um relacionamento onde há verdade, pureza, sinceridade, confiança e amor. Quando um marido ama a sua esposa, ele confia a ela tudo o que tem. Seus bens, sua vida, seus sonhos, seus medos e seu amor. Não existe a desconfiança da perda ou do fracasso. Amar é confiar, respeitar, cuidar, dedicar, compreender, proteger, viver para o outro. É assim que Deus quer se relacionar conosco. Que Ele nos abençoe neste dia e que possamos amá-lo sem fingimento algum e andar nesta verdade tão linda que é a Palavra de Deus.

ORAÇÃO:

"Pai, ajuda-nos a caminhar em amor. Ajuda-nos a viver uma vida santa aos teus olhos e que possamos praticar tudo quanto aprendemos na tua Palavra. Que possamos nos dedicar uns aos outros, ajudar uns aos outros, respeitar, cuidar, proteger e viver realmente o amor de Cristo em nossas vidas. Pai, eu te amo e quero amar ao meu próximo com Cristo amou. Obrigado por mais um dia na tua presença. Obrigado porque Cristo nos amou e se entregou por nós para que, hoje, vivêssemos uma nova vida. Em nome de Jesus, amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário