quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tiago 2 - Discriminação, fé e obras


O livro de Tiago apresenta uma série de dicas para a vida cristã. É um manual de práticas que o cristão deve seguir para que viva uma vida conforme a vontade de Deus.

Neste capítulo, aprendemos que não podemos fazer acepção de pessoas. Não podemos discriminar ninguém. Nem rico, nem pobre; nem feio, nem bonito; nem magro, nem baixo etc. Tiago chama a atenção para o preconceito e o julgamento que fazemos das pessoas.

Dos versículos 1 ao 13, Tiago fala sobre o preconceito e a distinção de pessoas. Do versículo 14 ao 26, é falado sobre as boas obras. Não é válido o ato de abençoar com palavras a uma pessoa que necessita de alimento, roupa ou qualquer outra necessidade. Se tivermos recursos deste mundo, temos a obrigatoriedade perante Deus de abençoar tal pessoa. A fé precisa ser acompanhada das obras.

As boas obras comprovam a fé que temos em Deus. E Deus, sendo um ser doador e abençoador, devemos ter esse mesmo sentimento e coloquemos em prática tudo quanto nos foi ensinado através da Sua Palavra.

Quantas vezes você já pensou ser melhor que o outro? Ou mais talentoso, bonito, inteligente que o seu próximo?


Em I Timóteo 6:17-19 existe uma ordenança aos ricos para que não sejam orgulhosos e confiem apenas em suas riquezas.

Toda prática contida neste capítulo deve ser feita com o coração sincero. Sem hipocrisia ou religiosidade. É uma ordenança de Deus, mas cabe a nós cumpri-la. A prosperidade é dada ao homem a fim de suprir suas necessidades, mas também para abençoar a outros que não possuem recursos. Deus é quem nos dá todas as coisas. E Ele direciona a abençoarmos quem realmente precisa.

Que Deus possa te dar sabedoria para discernir o necessitado e ajudá-lo no que for preciso. Tenha a certeza de que Deus te dará muito mais do que você imagina.

Oração:

"Pai, te peço um coração abençoador e que a cada dia eu possa cumprir seus mandamentos. Obrigado porque nada tem me faltado e porque sei do valor que há em ajudar ao necessitado. Eu oro para que o meu próximo seja abençoado e tenha a compreensão da tua Palavra. Para que viva uma vida abundante. Em nome de Jesus, amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário