quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

João 1 - Cristo, o verbo da vida



"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
João 1:1-14


A palavra Verbo vem do original grego Logos, (em Aramaico, Memra, usado como uma designação de Deus nos Targuns, isto é, traduções do Velho Testamento). A palavra grega significa:

  1. Um pensamento ou conceito;
  2. A expressão ou pronunciamento desse pensamento. Como designação de Cristo, entretanto, Logos é peculiarmente oportuno porque: a) nele estão incorporados todos os tesouros da sabedoria divina, o pensamento coletivo de Deus (I Co. 1:24; Ef. 3:10-11; Cl. 2:2-3); e 2) Ele é, desde a eternidade, mas especialmente em Sua encarnação, a expressão da Pessoa e do pensamento da Divindade (Jo. 1:3-5, 9, 14-18; 14:9-11; Cl. 2:9). No Ser, na Pessoa e na obra de Cristo, a Divindade está expressa. 
O mesmo Deus que criou o Universo (1:3) é capaz de criar a nova vida dentro de nós. A luz da vida que expõe e elimina as trevas da raça humana (1:4-5) é a mesma que brilha nos cantos escuros do mundo.  A verdadeira Luz do Mundo e fonte de toda a vida também é a origem de nossa renovação espiritual.

No verso 6, aparece o nome de João, neste caso, João Batista - precursor de Jesus. O qual anunciou a vinda do Messias, conforme está escrito em Mt. 3:1-12. Ele foi testemunha da Luz - testemunha de Cristo.

Jesus é a Palavra viva (1:14-18). Jesus, sendo Deus, veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da condenação eterna. Porém, todos quantos crerem nele, serão feitos filhos de Deus (v.12).

1:19-28 - João Batista foi um mensageiro do arrependimento.  Ele mesmo não era a verdadeira luz; apenas apontava para aquele que era (Jesus). Todos quantos recebem a Jesus como Salvador, passam a refletir a luz de Cristo em suas vidas. Se temos a aceitação das pessoas, se recebemos elogios por nossa conduta, caráter e pregação, é para honra e glória de Deus. Somos instrumentos, assim como João Batista, para mostrar o caminho aos perdidos.

1:21-23 - Enquanto os religiosos daquela época estavam preocupados para saber quem era João; ele queria que todos soubessem quem Jesus era.

1:29-31 - Jesus era um retrato perfeito de Deus e um mestre perfeito da verdade divina. Vemos aqui que ele também era um sacrifício perfeito - o Cordeiro de Deus. O sistema sacrificial do Antigo Testamento exigia que um cordeiro imaculado fosse morto no altar, no lugar da pessoa. Mediante sua morte, a pessoa podia ser perdoada de seus pecados e receber uma nova oportunidade. Ao morrer na cruz, Jesus cumpriu os requisitos daquele sistema sacrificial de uma vez por todas. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele nos dá uma chance de começar de novo, a despeito de quão terrível tenha sido nosso passado.

1:40-42 - Assim que André se encontrou com Jesus e percebeu quem ele era, foi rapidamente contar as boas-novas aos outros. Nós o vemos nesta passagem andando apressado para encontrar seu irmão, Simão, a quem levou a Jesus de imediato. Quando experimentarmos o poder de Deus em nossa vida, devemos demonstrar a mesma avidez de compartilhar com os outros a nova esperança que encontramos.  Essa é uma parte importantíssima do crescimento espiritual. Daremos grandes esperanças aos outros à medida que compartilharmos com eles nas boas-novas de Deus e seu poder para libertar. Também seremos encorajados a perseverar quando nos lembrarmos de todas as grandes coisas que o Senhor fez por nós.

Jesus é a Palavra viva! Ele veio ao mundo, fez discípulos, ensinou, pregou e divulgou o Evangelho. Qualquer que tenha deixado pai, mãe, trabalho, riquezas por amor a Ele, recebeu muito mais em vida e na eternidade. Jesus veio a este mundo por mim e por você. Ele deu sua própria vida em amor para que hoje você pudesse ter vida abundante.


Oração:

Senhor, muito obrigado porque Jesus veio a este mundo. Me amou e se entregou na cruz para que hoje eu pudesse ter vida e vida em abundante. Quero seguir a Jesus e a fazer a sua vontade. Me ensina a obedecer a sua palavra. Em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário