Em minha bíblia, existe um título no início do capítulo, que diz: "advertência contra o mundanismo". Vivemos no mundo, mas não fazemos parte dele (João 17:16).
A palavra mundo tem quatro termos hebraicos principais e três vocábulos gregos, envolvidos, a saber:
1. Erets, “terra”. Como é claro, esse vocábulo hebraico é extremamente comum, mas, com o sentido claro de mundo, podemos encontrá-lo por quatro vezes, em Sl. 22:27; Is. 23:17; 62:11 e Jr. 25:26.
2. Tebel, “terra habitável”, “terra produtiva”. Esse termo hebraico aparece por trinta e seis vezes nas páginas da Bíblia. Esse vocábulo hebraico corresponde ao termo grego oikouméne, do Novo Testamento.
3. Cheled, “era”, “período de vida”. Palavra hebraica usada por cinco vezes: Sl. 17:14; 39:5; 49:1; 89:47; Jó 11:17.
4. Olam, “período indefinido”. Com o sentido de “mundo”, porém, só ocorre por duas vezes, embora seja mais comum do que isso no Antigo Testamento: Sl. 73:12 e Ec. 3:11. Diz esta última passagem, em nossa versão portuguesa: “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração deles...”, onde a palavra “mundo” corresponde ao termo hebraico olam.
5. Kósmos, “mundo organizado”. É uma palavra grega muito comum no Novo Testamento, onde ocorre por nada menos de cento e oitenta e duas vezes.
6. Aión, “mundo derivado”. Vocábulo grego que figura por cento e quatro vezes no Novo Testamento.
7. Oikouméne, “mundo habitado”. Vocábulo grego que foi usado por quinze vezes pelos escritores do Novo Testamento. Indicava os lugares que têm sido ocupados efetivamente pelos homens, à face da terra, e, por conseqüência, em sentido secundário, o mundo civilizado.
No dicionário Aurélio (Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, 11a edição, 26a tiragem) a palavra mundo é definida como: “conjunto do espaço, corpos e seres que a vista humana pode abranger; globo terrestre; universo; cada um dos dois grandes continentes, o antigo e o novo; a humanidade; a maioria dos homens; a vida presente; esfera armilar; classe social...”.
Quero falar particularmente sobre o termo usado pelo dicionário que diz que a palavra mundo significa classe social. Nós cristãos temos o hábito de dizer que as pessoas que não são cristãs são mundanas. Na verdade são, mas nós também fazemos parte deste mundo assim como elas, com uma grande diferença: Não fazemos parte deste mundo se imitarmos a Jesus (Jo. 17:16).
“Eles não são do mundo como também eu não sou”. Jo. 17:16.
Somos deste mundo, mas não pertencemos a ele. Somos propriedade exclusiva de Deus.
Durante a leitura do capítulo, podemos nos atentar para as seguintes palavras e expressões: guerra, contenda, prazeres carnais, cobiça, matar, inveja, luta, infiéis, inimigo de Deus, pecadores, falar mal uns dos outros, tristeza, julgar, arrogantes pretensões e jactância (soberba).
São expressões adjetivas que revelam características de uma pessoa mundana, ou seja, alguém que realiza parte ou até mesmo a totalidade de sentimentos ou atitudes próprias do mundo.
O homem, desde a sua existência, nasce com uma natureza pecaminosa, originada em Adão. Mas isto é outra história. Contudo, o que entendemos é que para uma pessoa ter todas essas atitudes descritas acima, não é preciso aprender. Observe uma criança e as suas atitudes. Não é preciso ensiná-la a mentir, desobedecer, ser egoísta, inconsequente, irada etc. Os pais precisam estar sempre doutrinando a criança, educando, mostrar o que é certo e errado.
E o que Deus quer nos ensinar neste capítulo? Que praticamos ou estamos sujeitos a praticar tais atitudes? Não! Deus quer nos mostrar o melhor caminho e nos fazer conceber o caráter de Cristo. Sobretudo, termos as qualidades Dele. Em oposição ao que foi descrito, podemos ver as seguintes características: humildade, purificar as mãos, limpai o coração, amigos de Deus.
Trace um paralelo entre a vida mundana (sem Deus) e a vida espiritual (com Deus) e veja o quão proveitoso é viver em santidade.
Trace um paralelo entre a vida mundana (sem Deus) e a vida espiritual (com Deus) e veja o quão proveitoso é viver em santidade.
"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado."
Tiago 4:14-17
Vivemos em um mundo egoísta, avarento, ganancioso. Não seja envolvido por este sistema maligno que corrompe a alma e o caráter. Esteja pronto para ouvir a voz de Deus e faça tudo em conformidade à Sua Palavra. Em Romanos 12 diz:
Muitas vezes ouvimos alguém dizer "eu irei em tal lugar com certeza", "eu vou, eu farei, eu estarei". Nos versos acima podemos entender que o nosso amanhã não é nosso, mas de Deus. É Ele quem nos inspira, nos ajuda, nos dá o sol, a chuva, a noite, o ar que respiramos, a saúde; enfim, a vida.
E você, meu amigo? Como está vivendo? Correndo em busca de uma promoção no trabalho? Ou, trabalhando muito para conquistar algo material? Estudando muito para passar em um concurso? Ou, você está em busca de elogios, honras, aplausos? Até mesmo, sem fazer nada, preso ao passado, às amarguras, rancores, feridas, vícios e prazeres?
Digo-lhe uma coisa: Jesus precisa ser sua prioridade. No livro de Mateus diz: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6:33
Quantas vezes lutamos por nossos objetivos e esquecemos de quem nos dá a força para lutar? No mesmo texto de Tiago, vimos que toda glória presunçosa é maligna. Logo em seguida, lemos que aquele que saber fazer o bem e não o faz, comete pecado. De que adianta ter riquezas neste mundo e não ajudar a outros. Deus lhe dá bênçãos para compartilhar com outros que necessitam. Fazer o bem não é apenas dar cestas básicas ou ofertas altíssimas na igreja. Fazer o bem, em alguns casos, é separar 1 hora do seu dia para ficar com a família, é falar de Deus para aqueles que estão precisando de uma palavra viva, estender a mão ao necessitado, não gastar o dinheiro naquilo que não é pão, ou seja, em futilidades - Isaías 55:2.
Vivemos em um mundo egoísta, avarento, ganancioso. Não seja envolvido por este sistema maligno que corrompe a alma e o caráter. Esteja pronto para ouvir a voz de Deus e faça tudo em conformidade à Sua Palavra. Em Romanos 12 diz:
"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:1-2
Quanto mais próximos de Deus (Palavra) estivermos, mais parecidos com Jesus seremos. Jesus, em todo tempo, fazia o bem. Enquanto tiver força em seus braços, faça o bem. Deus lhe deu inteligência, saúde, os sentidos para usá-los a favor do bem. Suas mãos são ferramentas de trabalho, serve para manusear, apoiar, ajudar - não as use para bater, agredir, tocar em algo ilícito. Seus olhos foram feitos para ver o certo e o errado, porém, oriente, mostre o caminho perfeito, auxilie, identifique o erro e, com amor, ajude. E, em todos os cinco sentidos, você pode fazer o bem - use-os para isto.
Que Deus o abençoe!
ORAÇÃO:
Pai, dá-nos uma vida conforme o teu querer. Queremos ser semelhantes a Ti. Puros de coração. Prontos a ajudar aos necessitados. Queremos estar no mundo, usufruir das coisas boas deste mundo, ter uma vida confortável, mas não queremos nos corromper com ele. Queremos que tudo o que somos e temos seja para louvor e honra ao nome do teu filho amado Jesus - Amém"
Número de leitores
Nenhum comentário:
Postar um comentário