terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Orem pelas famílias da Escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut - EUA


Nesta última sexta-feira (14/12/2012), o atirador Adam Lanza, de 20 anos de idade, entrou na escola vestindo um colete à prova de balas e quatro armas, conforme relatou a polícia local. O ataque gerou a morte de 20 crianças e 6 adultos na escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos.

Este é o resumo deste terrível massacre.



Tudo isto, me faz lembrar de outro ataque que tivemos aqui em nosso país - o de Realengo, na Escola Municipal Tasso da Silveira. Onde morreram 11 crianças e 13 ficaram feridas. Após o episódio, o atirador se suicidou.

Tais eventos nos faz repensar sobre a nossa vida de oração. Devemos interceder pela nação norte americana e a nação brasileira. Como cristãos, devemos orar pelos governantes, pela segurança nas escolas, pedir a Deus proteção aos nossos filhos e agir de maneira eficaz para que esses acontecimentos não sejam mais frequentes nos EUA e no mundo.

Também sou pai e não consigo imaginar a dor que um pai está sentindo neste momento pela perda de um filho. Se você não consegue se sensibilizar por estes fatos, está na hora de repensar o seu modo de ver o mundo.

Fontes:
Atirador forçou entrada em escola nos EUA
Informações sobre o ataque na Escola de Newtown
Tragédia em Realengo
Tragédia em Realengo - parte 2

Não tenho muitas palavras para falar sobre o que houve porque é doloroso demais. Mas há algo que eu e você podemos fazer agora: orar!



Oração:

Senhor, intercedo agora por esses familiares dos Estados Unidos, que estão sofrendo uma dor inconcebível. Tão terrível é a perda de um filho e Tu sabes muito bem como é perder um filho. Te peço, Senhor, que esse tipo de acontecimento não seja difundido pelo mundo e chegue às nossas crianças. Pai, tenha misericórdia desses assassinos e envia pessoas para falar do teu amor. Eu creio no poder da oração e te agradeço porque tu és um pai de amor. Em nome de Jesus eu oro, amém!


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Encontro com Deus


Não há quem tenha um encontro com Deus e continue o mesmo.

Veja o que está escrito em Atos 9:1-16:


Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.

Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?"
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer".
Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém.
Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco. Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.
Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" "Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele.
O Senhor lhe disse: "Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver". Respondeu Ananias: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome". Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.
Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome". 



Vejamos alguns exemplos bíblicos de homens e mulheres que tiveram um encontro com Deus e nunca mais foram os mesmos:



  1. Adão - Em Gênesis 3:8 relata, na verdade, um desencontro. Adão e Eva sempre tinham encontros com o Senhor. Conversavam com Ele e ambos eram puros e sem pecado. Até a entrada do pecado em suas vidas.
  2. Abrão - No capítulo 12 de Gênesis, Abrão recebe a promessa de Deus de ser abençoado. Em Gn. 17:1-8 Deus faz uma aliança com Abrão e muda o seu nome para Abraão. É o encontro de Deus com ele.
  3. Jacó - Em Gn. 32:22-32 teve um encontro com o anjo do Senhor e seu nome foi mudado para Israel, que significa aquele que luta com Deus.
  4. Moisés - No texto de Êxodo 33:7-11 há o relato da tenda do encontro. Moisés sempre tinha encontros com Deus e ouvia suas orientações. Em Êxodo 34:29-35 Moisés após ter um encontro face a face com Deus, tem o seu rosto resplandecente.
  5. João Batista - Em Mateus 3:13-15 é o encontro de Jesus com João Batista.
Se eu relatar aqui os diversos encontros de homens e mulheres com Deus, são incontáveis. Até hoje, muitas pessoas tem tido esse encontro e suas vidas nunca mais foram as mesmas.

Algumas pessoas que tiveram um encontro com Jesus:

  • Os magos do oriente
  • Maria e José
  • Os doze apóstolos
  • Maria Madalena
  • Zaqueu
  • O leproso
  • Pessoas endemoninhadas
  • Os surdos
  • Os cegos
  • Os coxos e aleijados
  • O centurião de Cafarnaum
  • O cego Bartimeu
  • A mulher do fluxo de sangue
  • O ladrão na cruz
Tantos outros exemplos poderiam ser citados. E você? Já faz parte da lista de homens ou mulheres que tiveram um encontro com Deus?

Talvez você esteja se perguntando o que é preciso para ter um encontro com Deus, obter a salvação e ter uma vida transformada. Jesus é o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14:6). Em Romanos 10:9, 10 diz: "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação."

Assista esse vídeo: Encontre-se com Deus

Se você quer ter esse encontro com Deus, faça essa oração:

"Senhor Jesus, eu te peço perdão pelos meus pecados. Reconheço que tu és o Salvador e que no terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. Creio que tu és o filho de Deus e que morreu na cruz para perdoar os meus pecados, me dar a vida eterna e todas as bênçãos contidas na bíblia. Me fazes teu filho. Quero caminhar em teu caminho e ser cheio do Espírito Santo. Em teu nome eu oro. Entra em minha vida e muda a minha história. Amém!"


Se você fez esta oração, creia que Jesus já está mudando a sua vida. Procure uma igreja evangélica próxima de sua residência para louvar e aprender mais e mais de Sua Palavra. Deus o abençoe!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As promessas de Deus são para todos os que o obedecem



O Senhor satisfaz o desejo do coração daqueles que se deleitam nEle (Salmos 37:4).  Deus não diminuiu a quantidade de bênçãos nos dias em que vivemos.  Aos obedientes, aqueles que ouvem atentos a voz do Senhor e fazem o que é reto diante dos Seus olhos (Êxodo 15:26), Ele diz: "Desviarei de ti toda a enfermidade" (Deuteronômio 7:15).

A Bíblia, que é a Palavra de Deus, é rica e uma fonte inesgotável de bênçãos para todos os que a praticam.  Obedecer a Deus é obedecer a Sua Palavra, ou seja, obedecer à Bíblia.  A fé sempre implica obediência.  Em Salmos 84:11 diz: "Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente".  Isto significa que Deus é o nosso ajudador, a nossa proteção, Ele não se omite em abençoar-nos com o que for preciso, seja isso uma boa casa para morarmos, um bom salário, filhos saudáveis, uma família unida e feliz.  Em qualquer área de nossa vida, Deus está sempre pronto a nos abençoar, mas para isso precisamos cumprir uma condição: andar retamente - andar em obediência à Sua Palavra.

Em João 15:7 diz: "Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido".

Neste  texto, Jesus nos ensina como sermos pessoas vitoriosas, que recebem as bênçãos de Deus.  Permanecer nas palavras de Jesus não é somente decorar versículos ou saber a Bíblia toda na ponta da língua, mas é cumprir tudo o quanto nela está escrito. Daí, poderemos pedir todas as promessas ali contidas.  Ela promete-nos saúde, vida eterna, prosperidade e abundância para todos os setores da nossa vida, mas para conquistarmos tudo isto, é necessário obedecermos a Deus e à Sua Palavra.

Você acha que Deus é limitado? Que Ele nega-se a abençoar-nos? De maneira nenhuma! Será que Deus abençoa mais a uns do que a outros?

Deus lhe ama como filho.  Pense em um pai.  O pai quer dar sempre o melhor para o seu filho.  O pai, quando vê o filho em dificuldades sempre o socorre, orienta, disciplina, educa, ajuda, protege, alimenta, cuida e acima de tudo: ama!


Deus o ama muito!

Ele está de braços abertos para você.

Ele quer lhe abraçar e dizer:

"Meu filho amado, lhe esperei por tanto tempo, estou pronto para lhe ajudar e lhe orientar em tudo o que precisar.  A sua vida será muito abençoada se obedecer às minhas palavras, eu amo você!"

É assim que Deus faz conosco. Deus é bom! Deus não subtrai, Ele acrescenta, multiplica e protege.  Você precisa de saúde? Deus tem para lhe dar.  Você precisa de uma família unida e feliz?  A Bíblia diz: "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31).  Deus quer salvar você e a sua família.

Há uma música do Thalles Roberto que diz:

"Existem certas situações difíceis de suportar, olhamos pro lado e não, ninguém pode ajudar. Tudo parece impossível. O mar quer nos afogar, as ondas vem e tentam nos levar ao desespero... Pensamos que o nosso problema é grande e esquecemos da grandeza de Deus. Desanimados, pensamos que Ele não ouviu. Dá uma vontade de chorar..."



Os problemas da vida, a angústia, a solidão, a amargura e as dificuldades, podem até levar você ao desespero. Porém, Deus é o nosso socorro bem presente nos momentos de angústia.

Em Salmos 54:4 diz:

"Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida."

Definitivamente, Deus o ama!

Ele sustenta a sua vida.

Caro amigo, se você quiser conhecer melhor as promessas de Deus, e aprender como viver a Sua Palavra, escreva. Estarei sempre disponível a lhe ajudar com o auxílio do querido Espírito Santo.

Deus abençoe a sua vida!


Oração:

"Senhor, muitas vezes pensamos que a vida está difícil e que não iremos conseguir. Parece que todas as pessoas que poderiam nos ajudar estão ocupadas demais ou realmente não estão em condições de nos ajudar. Eu sei que o Senhor é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação. Faça com que possamos confiar no Senhor de tal maneira que não haja dúvida, incredulidade ou desespero. Eu também sei que na teoria parece que tudo é maravilhoso e que iremos romper ou até mesmo sair voando de alegria. Mas, os problemas da vida, as tempestades vem e querem nos mostrar que a realidade é bem diferente. Eu decido crer em Ti! Eu decido olhar para Ti e confiar que o Senhor está comigo e que no final tudo dará certo. Em nome do Teu filho eu oro, amém!"

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quem você pensa que é?


Quantas vezes já ouvimos a famosa pergunta:
Quem você pensa que é?

Ou quantas vezes você já disse ou já ouviu alguém dizer:
Você sabe com quem está falando?


O que as pessoas pensam sobre você? O que você é para este mundo? Você se preocupa com o que vão dizer ou pensar a seu respeito?


Saiba que Deus também pensa algumas coisas sobre você. Gostaria de saber o que são? Vamos ler algumas passagens bíblicas para ver isto:

Os pensamentos de Deus para a sua vida são os melhores!

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."
Jeremias 29:11

Em Mateus 5:16 Jesus fala diretamente à multidão sobre nossa condição no reino. Somos: abençoados, pertencentes ao Reino dos céus, consolados, herdeiros, saciados, perdoados, veremos a Deus, filhos de Deus, receberemos galardão nos céus e somos sal da terra e luz do mundo.

Em Mateus 6:25-34 Jesus nos ensina que Deus se importa conosco. Deus se importa com as aves dos céus e a erva do campo, não lhes falta nada. Quanto mais a nós!

Em Mateus 7:7-12 Jesus nos mostra uma característica do Deus doador, abençoador, que dá aos seus filhos o melhor.

Romanos 8:17 - somos filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo.

Romanos 8:37 - somos mais do que vencedores.

I Coríntios 3:16 - somos templo do Espírito Santo.

II Coríntios 5:17 - somos novas criaturas.

No livro de Efésios encontramos diversas expressões dos pensamentos de Deus sobre nós: estamos assentados com Cristo, santos, irrepreensíveis, filhos, redimidos, escolhidos, fomos feitos para louvor e glória Dele, filhos da luz, sábios, cheios do Espírito Santo etc.

Eu poderia falar de cada adjetivo que Deus pensa sobre nós. Eu poderia detalhar cada versículo que mostra o pensamento de Deus e o desejo Dele para nossa vida. Mas seria um artigo imenso para descrever tanto amor e bondade!

Agora fica a pergunta: Será que você se vê como Deus lhe vê?

Deus lhe criou do jeito que você é para que você seja usado conforme Ele quer. Muitos querem ser diferentes. Querem ser do jeito de outra pessoa. Desejam a vida do outro. Saiba que quando você diz ou almeja ser diferente de tudo o que Deus criou, é como afirmar que Ele errou em sua criação. Aceite-se! Cada parte de seu corpo, cada timbre de voz, seu jeito de falar, de andar, de cantar, de pensar, tudo isso foi dado por Deus.




Deus ama você! Ame-se!


Oração:

Senhor, quero ser como a bíblia diz que eu sou. Quero fazer a tua vontade. Quero me ver como o Senhor me vê. Quero ser usado por Ti. Quero viver a vida que o Senhor preparou para mim e refletir para este mundo a imagem de Cristo. Usa-me e enche-me do teu Espírito Santo em nome de Jesus, amém!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que significa receber a Jesus?





Muitas pessoas não entendem o significado de receber a Jesus. Isto não consiste apenas no ato de levantar a mão ou simplesmente dizer as palavras "sim, aceito". Atente para o texto abaixo:


"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação."
Romanos 10:9-10

Atitudes que corroboram a fé:

  • Confissão - é o reconhecimento do pecado. Isto é, a pessoa tem uma experiência com Deus e, através da luz da Palavra, da pregação, há um conflito interno e uma necessidade de confessar a Deus a condição de pecador e obter o perdão dos pecados.
  • Crer - acreditar, ter uma forte convicção, conceber em seu espírito a verdade da Cruz. Acreditar no sacrifício de Jesus na cruz e que Ele é o salvador. Com isso, obterá a recompensa - salvação.

Logo, percebemos que duas atitudes são primordiais para que a salvação seja concebida. A saber: arrependimento e fé!




Em Atos 4:12 diz:


"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". 


Através desta breve apresentação, vamos ler e meditar em alguns versículos bíblicos e nas atitudes inerentes a salvação.

1. Arrependimento:



Atos 2:37, 38 -  E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Mateus 3:2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Marcos 1:15 - E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Mateus 21:28-30 - Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.


2. Fé:



Hebreus 11:1, 6 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Hebreus 12:2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

A bíblia diz quatro vezes que o justo viverá pela fé:
Hc. 2:4; Rm. 1:17; Gl. 3:11 e Hb. 10:38


"Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos."
2 Coríntios 5:7

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"
2 Coríntios 5:17




A fé vem pelo ouvir – Rm. 10:17


3. Regeneração – Gerar de novo.




"Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
João 3:3-7


"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"
1 Pedro 1:3


"Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus."
I João 3:9





"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus"
João 1:12



4. Justificação




"Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.
Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei."
Romanos 3:21-28


A justificação é mediante a fé!


"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." 
Romanos 5:1-2


"Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,


porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte."
Romanos 8:1-2


"Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado!" Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito."
João 19:30





Neste último versículo (João 19:30) a palavra Tetélestai (Gr) – quer dizer: Está pago por completo. Ou seja, o sacrifício de Jesus na cruz foi suficiente para perdoar a dívida que toda a humanidade tinha por consequência do pecado. Foi o perfeito sacrifício.



5. Santificação



Tornar-se santo é um ato contínuo e não apenas uma utopia. Somos santos porque vivemos em santidade. Ou, somos pecadores porque vivemos na prática do pecado. A bíblia diz:

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."
Hebreus 12:14

A santidade é através da entrega, submissão e obediência.


Concluímos esta meditação com o seguinte quadro:

Arrependimento
+
fé 
regeneração
+
justificação
+
santificação
=
SALVAÇÃO

Salvação = nova vida

Nova vida
=
novo amor
+
nova visão
+
nova atitude
+
nova disposição
+
novo olhar


Deus te abençoe!


Oração:

"Senhor, abençoe a cada pessoa que chegou até este blog para ler sobre a Tua Palavra. Tira de nossa mente todo pensamento egoísta, crítico, cético, incrédulo e preconceituoso.
Que sejamos pessoas melhores, santas, fervorosas e com um coração limpo, puro e sedento por Tua presença.
Eu te peço simplicidade no falar, no agir e no pensar. Abençoe-nos! Em nome de Cristo Jesus, amém!"

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os 5 sentidos usados para o bem ou para o mal




Os 5 sentidos são: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Texto base: Hb. 5:14, 15 - Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.
 Tema: Descobrir à luz da Palavra a maneira correta de usar os sentidos para a glória de Deus.
  • Deus fala dos 5 sentidos: I Co. 12:14-18
14. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.
16. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.
17. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde o olfato?
18. Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.”
Detalharei os cinco sentidos, relacionando-os com o mundo espiritual, fazendo um paralelo com seu uso para o bem ou para o mal.



1. AUDIÇÃO:

MAL:  Desviar os ouvidos do bem.
Pv. 18:13 – É preciso ouvir antes de responder. O fato de não ouvir já é considerado um erro.
“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.”
Pv. 28:9 – Deixar de ouvir as leis do Senhor causa conseqüências.
“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”
 Jo. 12:46-48 – Não dar ouvidos ao que Jesus diz.
46. Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47. Se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e, sim, para salvá-lo.
48. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.”

BEM:  Ouça a voz de Deus e a Sua palavra.
Is. 1:19
“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”
Dt. 28:1, 2
1. Se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2. Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão (Hbc. Te cobrirão) todas estas bênçãos:
Rm. 10:17
 “E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”.
Esteja atento à voz de Deus e Sua Palavra. Assim, você irá crescer espiritualmente e encherá o seu coração de fé.


2. OLFATO:

MAL:
II Co. 2:16ª  -  Cheiro de morte X Cheiro de vida
“Para com estes cheiro de morte para a morte; para com aqueles aroma de vida para a vida.”
Ap. 21:8
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”
Aqueles que praticam o mal exalam, espiritualmente, o cheiro das trevas. As obras do inferno têm cheiro de morte. O fim do caminho do pecado é a morte espiritual.

BEM:
II Co. 2:14,15
14. Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
15. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo; tanto nos que são salvos, como nos que se perdem.”
Ef. 5:2
“...e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave.”
Ap. 8:4
“...e da mão do anjo subiu à presença de Deus o fumo do incenso, com as orações dos santos.”
O incenso representa espiritualmente o aroma de Cristo.
Nossa vida tem que ser um aroma suave a Deus.



3. PALADAR:

MAL:
Gn. 3:6
“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu.”
Procure alimentar-se de coisas boas. No campo físico, alimentar-se de maneira correta, é saudável para o corpo e proporciona uma vida mais longa. Espiritualmente não é tão diferente. A Palavra de Deus é comparada com o alimento. Este alimento espiritual é o que vai te dar as vitaminas necessárias para enfrentar as lutas diárias de um cristão.

BEM:
 Sl. 119:103
“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.”
Ap. 2:7
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.  Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”



4. TATO

MAL:
II Co. 6:16-18
16. Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 18. serei o vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”
              A separação do mal implica em:
a)     Separação do mundo, no desejo, na motivação e nos atos, no sentido eticamente mau do sistema deste mundo
b)     A separação não é do contrato com o mal no mundo ou na igreja, mas da cumplicidade com ele e conformidade com ele.

BEM:
I Jo. 1:1 – Jesus tocai-o!
“O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida.”
Mt. 5:30
 “E se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros e não vá todo o teu corpo para o inferno.”
Ef. 4:28
“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.”
Algumas passagens sobre o uso correto do tato:
  1. Mt. 8:15 – Jesus cura a sogra de Pedro depois de tomá-la pela mão
  2. Mt. 9:20 – Uma certa mulher que há 12 anos sofria de uma hemorragia, tocou em Jesus e foi curada.
  3. Mt. 9:29 – Jesus tocou nos olhos de dois cegos e ambos voltaram a ver.
  4. Mt. 5:13 – Jesus ao tocar em um leproso, imediatamente a lepra desapareceu.


5. VISÃO


MAL:
Satanás é o maior interessado em cegar a visão de qualquer pessoa
II. Co. 4:4 diz “...nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”
O pecado não está em ver, mas no cobiçar.
A exemplo de Davi e Sansão, a visão nunca pode vir junto com o desejo.
II Sm. 11:1-2
1. Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumavam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom, e sitiaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela muito formosa.”
Jz. 16:1 – “Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela.  
Em Pv. 27:20 diz: “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”
 Ec. 1:8 diz: “Todas as coisas são canseiras, tais que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir”
Pv. 28:22 diz: “Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria (miséria, pobreza)”.
Mt. 6:22, 23:
“São os olhos a lâmpada do corpo.  Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.  Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”

BEM:
Mt. 5:27-29
“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela.
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.”
Assim como Davi e Sansão, José também viu uma mulher, mas optou por não deitar-se com ela.
 Gn. 39:7-23 – A mulher de Potifar tinha os olhos para o mal, mas José tinha os olhos vedados para o mal.

CONCLUSÃO:

Ouça a voz de Deus
Ouça a Sua Palavra
 Seja o bom perfume de Cristo
Exale este bom perfume
Não se acostume com o cheiro do mal
Que sua vida seja um aroma suave a Deus
 Alimente-se da Palavra
Não coma mais das impurezas deste mundo
 Toque em Jesus
Suas mãos tem que estar prontas para abençoar
Tudo o que sua mão tocar prosperará
 Tenha os seus olhos voltados para o bem
Desvie os seus olhos do mal
Esteja pronto para ver a glória de Deus na sua vida!